Riaño (2004), no artigo "El desafio de la escritura: en busca de la grafomotricidad", propõe as seguintes modalidades para que o desenvolvimento do processo da grafomotricidade seja eficaz:
- Criar um contexto comunicacional.
- Respeitar o ritmo do aluno e sensibiliza-lo nas propostas específicas através da segurança.
- Atribuir ao garatujo, aos ideogramas e ao desenho um significado.
-Facilitar a integração do esquema corporal.
-Possibilitar a expressão através do corpo, mediante actividades lúdicas (teatro, dança, construção, simbolização).
- Propiciar a organização espácio-temporal e a discriminação rítmica.
- Permitir um gesto flexível e adaptado mediante a discriminação e memorização perceptivo-visual-auditiva (duração, velocidade, distensão, relação, posição, inibição, tamanho, intervalo, dimensão, simultaneidade, rotação).
- Favorecer as experiências sensório-motoras do movimento no tarçado (simbolização, codificação e descodificação).
- Introduzir técnicas de expressão: pictográficas, escriptográficas.
-Optimizar a independência segmentar mediante a coordenação visuomotora e a organização perceptiva.
-Alcançar o controlo progressivo das articulações e agilidade nos dedos adequando o tónus muscular ao traço.
- Facilitar a progressão dos exercícios mediante a constância da forma arabescos, preenchimentos, formas, pontos).
Sem comentários:
Enviar um comentário