O enfoque cognitivo das dificuldades da escrita prevê uma pauta de intervenção psicopedagógica centrado no desenvolvimento dos diferentes processos, subprocessos e estratégias correspondentes aos módulos de planificação, sintáctico, léxico e motor (Arándiga, 1998).
Um exemplo de um programa dirigido ao desenvolvimento das habilidades de composição escrita é o programa de Redacción de Vallés (1997 cit. por Arándiga, 1998). A estrutura do programa dirigido aos alunos da Educação Primária é a seguinte:
1. Habilidades de formação de frases
a) Ideação livre a partir de ilustrações simples;
b) Construção de respostas a partir de perguntas tais como: “o quê?”, “como?”, “quando?”, “porquê?”, “onde”, “para quê?”, “com quem?”, etc.
c) Formação de frases utilizando dois, três, quatro… palavras dadas.
d) Completar frases com características segundo o expressado nas ilustrações.
e) Comparação de características, completando frases.
f) Escrever características de pessoas.
g) Ordenar frases cujas palavras estão desordenadas.
h) Formar famílias de tarefas com o fim de induzir a generalização de ideias.
i) Escrita de frases e união delas para a construção de ecpressões simples.
j) Ordenar frases que compõem uma historieta.
2. A descrição
a) Descrição de pessoas.
b) Descrição de lugares.
c) Descrição de objectos.
d) Descrição de animais.
3. O diálogo
4. A narração
a) Narração real.
b) Narração imaginária.
5. A redacção
Exemplos de actividades do Programa de Redacción de Vallés:
Sem comentários:
Enviar um comentário