sexta-feira, 7 de maio de 2010

Exercícios de Aperfeiçoamento

O aperfeiçoamento da escrita tende a compensar os défices na mesma, na medida em que se pretende melhorar os factores funcionais que afectam o acto de escrever. Deste modo apresentam-se alguns recursos e exercícios que poderão ser úteis neste domínio.

a) Pautas

- Lisa unilineal: permite à criança apoiar correctamente a escrita, mas não dá resposta aos problemas de dimensão ou espaçamento.

- Lisa de duas linhas: as letras baixas são adequadamente situadas entre duas linhas, o que compensa parcialmente o problema das dimensão das letras.

- Quadriculdada: permite adequar a escrita em termos de dimensão e espacialização. Convém utilizar quadrículas grandes para que a criança não tenha de fazer um esforço perceptivo suplementar e desnecessário.


b) Exercícios de Aperfeiçoamento

- Transtornos da inclinação
  • Desenhar linhas paralelas.
  • Desenhar ondas e linhas rectas paralelas.
  • Recortar tiras de papel paralelas.
  • Numa folha de papel desenhar pontos em ambos os extremos que a criança deve unir. Realizar também actividades de escrita procurando terminar em locais adequados.


- Transtornos de proporção

O uso de pautas quadriculadas pode corrigir os transtornos de dimensão das letras. Deve-se dar à criança algumas orientações: as letras ascendentes ou descendentes ocupam três quadrados, as letras baixas apenas uma.


- Transtornos de ligação entre entre letras
  • Exercícios de reaprendizagem da forma das letras.
  • Exercícios de repassar palavras e frases sem levantar o lápis.
  • Pôr palavras com letras separadas para que a criança as una de forma correcta.

- Transtornos de Espaçamento

O uso de pautas quadriculadas com o estabelecimento de deixar três quadriculas entre as palavras pode ajudar na homogeneidade do espaçamento.



 c) Controlo dos movimentos que acompanham o grafismo

- Posição do corpo

Durante a escrita, o corpo tem de permanecer paralelo à mesa evitando que se forme um ângulo com esta, uma vez que isso obriga a rodar os ombros para escrever. As costas devem estar apoiadas nas costas da cadeira e só a zona dorsal formará um ligeiro ângulo com o bordo da mesa.

- Posição da mão

Posições incorrectas frequentes na disgrafia:

  • Suporte múltiplo: o lápis é segurado com a colocação de dedo polegar por cima do mesmo. Desta forma, a mão cansa-se mais, uma vez que o dedo polegar tem uma função de suporte e ao colocar-se em cima do lápis atrasa a escrita e provoca sensações dolorosas ou de fadiga na mão.
  • Crispação dos dedos: a crispação é a flexão excessiva de um ou vários dedos durante a escrita, o que gera sensações desagradáveis e paragens durante a escrita. Os exercícios de relaxação, educação do gesto manual e digital e coordenação visuomotora ajudam a que desapeça a crispação.
  • Posição de varrimento: inadequada postura do ângulo que forma a mão ao escrever com o papel. É mais comum entre esquerdinos, mas também acontece nos dextros. Esta posição leva a fatigabilidade e sensações dolorosas do pulso. é aconselhável a relaxação segmentar e prestar atenção á inclinação do papel.
  • Posição empunhada: a criança    segura o lápis na intersecção ou buraco formado pelos dedos indicador e polegar. Esta posição obriga a criança a uma postura crispada e fatigosa, assim como a um suporte insuficiente do lápis. Progressivamente a criança deve ser ensinada a utilizar a pinça fina (indicador, polegar e médio).

d) Posição do papel

À medida que a criança cresce o papel vai-se separando da posição vertical criando-se um ângulo cada vez maior entre a mesa e a posição do papel. O ângulo de inclinação aumenta progressivamente ao longo dos anos (nos adultos é de 30 º). Do mesmo modo, a criança tende a proximar o papel em direcção ao hemicorpo da mão que escreve. Determinadas posturas provocam alterações no grafismo (ângulo inadequado, movimentos persistentes). Convém realizar exercícios em que a criança possa aprender a escrever com correcta inclinação. Um exemplo é fixar o papel para impedir que a criança o mova durante a escrita.

Nota: Os exercícios de aperfeiçoamente são uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura"

Reeducação da letra

A letra deficiente é o aspecto que mais se destaca na escrita disgráfica, por isso é um aspecto muito importante a ser considerado na reeducação. O trabalho deve ser desenvolvido de acordo com uma progressão que  vá do quadro para o papel.

a) Quadro
- Desenhar o modelo de cada letra olhando para o que está no quadro;
- Apagar a letra e reproduzi-la correctamente no quadro;
- Repassar as letras;
- Num espelho desenhar as letras com um marcador e depois repassá-las sucessivas vezes (desta forma evita-se a tendência da inversão de letras).

b) Sala de Psicomotricidade
- Reproduzir as letras no ar: primeiro desenha o terapeuta; depois a criança realiza o exercício e quando conhece as letras adequadamente reproduz-as no ar com os olhos fechados para as interiorizar.

- No solo desenham-se as letras e a criança caminha sobre elas. Posteriormente a criança realiza a mesma actividade sem que a letra esteja desenhada.
c) Exercícios Sensoriais
- Recortar em papel de lixa as letras e repassá-las várias vezes com os dedos. O mesmo com os olhos fechados.

-Com uma caixa de areia desenhar as letras com o dedo sobre a superfície. O mesmo com os olhos fechados.

-Reproduzir as letras com plasticina.

- O terapeuta desenha com o dedo diferentes letras na mão ou nas costas do aluno e este tem de dizer quais são.

d) No papel

- Repassar letras em tamanho grande.

-Repassar letras em tamanho pequeno.

- Copiar um modelo de cada letra.

- Desenhar as letras de memória.

-Perfurar uma letra de grande tamanho ao mesmo tempo que verbaliza o nome da letra.

 
Nota: A Reeducação da Letra é uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".

Reeducação Grafomotora

A reeducação grafomotora tem como objectivo exercitar o grafismo prévio à escrita, pretendendo educar e corrigir os movimentos básicos que intervêm na escrita. De seguida apresentam-se alguns exercícios sobre este tópico.

Linhas Rectas

a) Com o pincel

A utilização do pincel permite melhorar os transtornos de pressão e suporte, contudo só deve ser usado em fases iniciais.

- Realizar traços horizontais da esquerda para a direita.
-Realizar traços verticais.
-Pintar quadrículas  com traços horizontais ou verticais.
-Pintar zig-zags.
-Pintar traços alternado a grossura (grosso-fino).
- Preencher formas com traços rectos.

b) Exercícios sobre pautas

- Num quadro pautado (com quadrículas) seguir uma série de desenhos de progressiva dificuldade.

c) Exercícios no papel

-Exercícios de completar

  • Seguir as vias do comboio.
 
  • Completar os barrotes de uma escada.
 
  • Completar os barrotes de uma grade.
 
  • Os mesmos exercícios alternando a pressão.
 
  • Continuar séries iguais.
 
  • Seguir séries alternantes.

 
  • Continuar séries utilzando o metrónomo a ritmos progressivamente mais rápidos.
 
  • Completar desenhos segundo os modelos propostos.

- Exercícios de repassar
  • Trajéctórias
 
  • Desenhos

 -Exercícios de cópia
  • Linhas rectas
 
  • Diagonais
 
  • Figuras simples
 
  • Figuras complexas
 
  • Figuras em posição simétrica



Linhas onduladas e curvas

a) Exercícios de ondas

- seguir as ondas do mar

- O mesmo exercício com metrónomo a diferentes ritmos.

- Seguir trajectórias entre duas linhas.

- Seguir ondas sobre um eixo horizontal e inclinado.


- Seguir ondas alternado o tamanho.

- Seguir ondas alternado diferentes tipos de pressão.


b) Exercícios de "caracóis"

- Seguir "caracóis" ascendentes.

- Seguir "caracóis" descendentes.

- Séries de "caracóis" alternantes.

- Seguir caracóis sobre uma linha.

-Seguir séries de "caracóis" entre duas linhas.

- Completar modelos do seguinte tipo.

-Fazer séries ascendentes e descendentes de "caracóis".
 

- Repassar figuras onduladas.


c) Exercícios do tipo circular

Todas as letras do alfabeto que têm um movimento circular se escrevem com a mesma direcção do giro, no sentido oposto ao ponteiro do relógio.

- Repassar grandes grafismos circulares fechados, na direcção correcta.

- Completar desenhos com este tipo de grafismos.

- Com o pincel realizar exercícios de correcta direccionalidade, alternando tamanhos e pressões.

-Exercícios de espirais (cópia e repassar)

- Exercícios de decalcar desenhos
Como actividade complementar é aconselhável realizar também o decalcar de desenhos. Se se utilizar o papel-carvão podemos facilitar a aprendizagen das diferenças de pressão (se carrega muito o traço sai muito mais marcado). Pelo contrário, pressionando pouco pode chegar a não reproduzir nada no papel.



Nota: A Reeducação Grafomotora é uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".

Reeducação Visuomotora

A Reeducação Visuomotora é o conjunto de actividades que  tem como finalidade melhorar a capacidade de coordenar os movimentos precisos da mão com a visão. Este tipo de reeducação melhora as dificuldades derivadas do inadequado suporte do lápis, a fluidez e a eficácia da pinça fina.


- Perfurados ou picotado
  • Perfurar dentro de uma folha de papel ou desenho.

  • Perfurar entre duas linhas de progressivo estreitamento.

  • Perfurar dentro de franjas rectilíneas ou curvilíneas.

  • Perfurar sobre linhas rectas e desenhos com predomínio da linha recta de dificuldade crescente.

  • Perfurar desenhos com linhas curvas.

  • Perfurar desenhos complexos.

  • Utilizar o metrónomo para perfurar: inicialmente ritmos lentos sobre desenhos simples. Depois ritmos rápidos sobre desenhos complexos. Isto permite melhorar a fluidez das associações visuo-motoras. Cada movimento do metrónomo acompassa com uma perfuração sobre o desenho.

- Recortar e rasgar
  • Recortar (tesoura) 




- Rasgar (com as mãos)

- Modelagem (com plasticina)
  • Fazer bolas do mesmo tamanho que o modelo exposto.
  • Formar bolas com tamanho crescente ou decrescente.
  • Formar bolas alternado cores diferentes.
  • Formar bolas alternado tamanhos.
  • Formar cilindros como o modelos proposto.

- Enfiamentos
  • Com placas de plástico, cartão ou madeira, enfiar um cordão procurando fazê-lo com a maior velocidade possível.


  • O mesmo exercício com diferentes tipos de alternância.

  • Enroscar e desenroscar parafusos.

  • Com bolas perfuradas ou com contas enfiar um fio através de uma agulha.

  • A mesma actividade com seriações de diferentes tamanhos, cores ou formas.




Nota: A Reeducação Visuomotora é uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".