sexta-feira, 7 de maio de 2010

Reeducação Psicomotora de Base

A reeducação psicomotora nas disgrafias é de suma importância, uma vez que muitos distúrbios na escrita se devem a transtornos de equilíbrio, coordenação, esquema corporal, etc. A utilização de técnicas psicomotoras na reeducação da disgrafia tem como objectivo a melhoria do fundo motor, uma vez que não se pode esquecer que a escrita é uma actividade psicomotora.

Reeducação do esquema corporal

Ainda que a relaxação permita a tomada de consciência do corpo, existem outros exercícios que facilitam a interiorização e conhecimento do esquema corporal. Apresentam-se de seguida alguns exercícios:
 
  • À frente de um espelho mural, a criança reconhece o corpo nas suas partes básicas, as que são simétricas e as que não são, à medida que vai verbalizando o nome de cada uma delas. Depois com olhos fechados tenta reconhecer as suas partes corporais. Seguidamente tenta reconhecer os segmentos corporais noutra criança. Pode-se complementar o reconhecimento do corpo com exercícios que envolvam o reconhecimento das partes do corpo através do toque, tendo neste caso, a criança os olhos fechados. 

  • Posteriormente passa-se ao reconhecimento dos diferentes segmentos corporais de forma mais detalhada. Inicia-se pela cabeça até se chegar às extremidades. A criança encontra-se deitada e vai palpando cada parte ao mesmo tempo que realiza movimentos para tomar consciência dos diferentes segmentos corporais. 

  • Outro tipo de exercícios tende ao reconhecimento e interiorização de posturas corporais (de pé, sentado, em decúbito dorsal, de joelhos, etc.). 

  • Interessa também que a criança aprenda e interiorize as diferentes posições dinâmicas do corpo (marcha, corrida, salto, etc.).

Nota: A Reeducação Psicomotora de Base é uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".

Sem comentários:

Enviar um comentário