Reeducação das condutas perceptivo-motoras
O fundamental é melhorar as coordenadas espácio-temporais, directamente ligadas com a capacidade de estruturar a escrita com uma adequada percepção.
Exercícios espaciais:
- Reconhecimento esquerda-direita em si mesmo.
- Reconhecimento desses conceitos numa criança que se encontre à sua frente.
- Reconhecer conceitos espaciais em posições variáveis.
- Simbolizar e representar o espaço através de trajectórias bidimensionais sobre o chão ou o quadro.
- Fazer intervir a terceira dimensão empregando para isso a parede ou aparelhos como o banco sueco.
Exercícios de estruturação rítmico-temporal:
- Caminhar dando uma palmada a cada passo. Quando já consegue realizar essa tarefa, marchar percutindo com instrumentos rítmicos como o triângulo.
- Posteriormente o reeducador marca um ritmo com um instrumento de percussão e as crianças devem andar dando voltas à sala, procurando pôr o p´e no solo no momento em que se ouça o batimento.
- Por último passa-se ao uso de métodos rítmicos musicais. Existem no mercado numerosos métodos de educação rítmica infantil. Convém que sejam músicas monoinstrumentais (preferencialmente piano) que alternem ritmos lentos com outros mais rápidos. A criança deve acompassar os seus deslocamentos com a música.
Exercícios de aperfeiçoamento do sentido rítmico
- Reproduzir ritmos homogéneos simples.
- Reproduzir séries alternadas (forte-fraco).
- Reproduzir séries alternadas (longo-curto).
- Reproduzir séries de maior complexidade e duração.
- Reproduzir séries alternadas (forte-fraco).
- Reproduzir séries alternadas (longo-curto).
- Reproduzir séries de maior complexidade e duração.
-Transcrição de séries rítmicas para o papel.
Nota: A Reeducação Psicomotora de Base é uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".
Sem comentários:
Enviar um comentário