A realização de actividades de expressão motora permitem à criança o conhecimento e o domínio do corpo, melhorar a motricidade global e a motricidade fina, o que lhe irá permitir uma maior destreza manual e o desenvolvimento da coordenação óculo-manual, fundamental no domínio da linguagem escrita.
Propõe-se então de seguida algumas actividades que envolvem diferentes linguagens: motora, corporal, plástica.
"Brincando com as fitas"
- Primeiro com o corpo...
Entrega-se a cada criança uma fita de pano ou de papel crepe (com cinco centímetros de largura e um metro de comprimento) e ao som de uma música ritmada pede-se aos alunos que iniciem livremente o jogo, orientado-os com indicações abertas:
- Dançar com a fita;
- Levantá-la, baixá-la, esvoaçar e dar voltas com a fita;
- Atirá-la e ver como cai;
- Deslocar-se com as fitas;
- Correr com a fita;
- Fazer desenhos no chão utilizando a fita...
- E depois na folha...

Cada um na sua folha com canetas de feltro, transformará a fita nalgum objecto conhecido e desenhará uma cena à volta desse objecto.
Seguidamente, os alunos são convidados a criarem eles mesmos as garatujas com fitas numa folha e trocarem-nas com os companheiros para repetirem a actividade: desenhar a partir da forma inicial.
Fonte: Revista de Educação Especial, Ano II, nº 7, Maio de 2010
Fonte: Revista de Educação Especial, Ano II, nº 7, Maio de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário