A realização de actividades de expressão motora permitem à criança o conhecimento e o domínio do corpo, melhorar a motricidade global e a motricidade fina, o que lhe irá permitir uma maior destreza manual e o desenvolvimento da coordenação óculo-manual, fundamental no domínio da linguagem escrita.
Propõe-se então de seguida algumas actividades que envolvem diferentes linguagens: motora, corporal, plástica.
"Brincando com as fitas"
- Primeiro com o corpo...
Entrega-se a cada criança uma fita de pano ou de papel crepe (com cinco centímetros de largura e um metro de comprimento) e ao som de uma música ritmada pede-se aos alunos que iniciem livremente o jogo, orientado-os com indicações abertas:
- Dançar com a fita;
- Levantá-la, baixá-la, esvoaçar e dar voltas com a fita;
- Atirá-la e ver como cai;
- Deslocar-se com as fitas;
- Correr com a fita;
- Fazer desenhos no chão utilizando a fita...
- E depois na folha...
Apresenta-se uma folha A4 a cada criança com uma fita de papel colorida colocada de diversas maneiras, formando garatujas. As garatujas devem representar sinais não estruturados mas bem abertos, como curvas ou ângulos.
Cada um na sua folha com canetas de feltro, transformará a fita nalgum objecto conhecido e desenhará uma cena à volta desse objecto.
Seguidamente, os alunos são convidados a criarem eles mesmos as garatujas com fitas numa folha e trocarem-nas com os companheiros para repetirem a actividade: desenhar a partir da forma inicial.
Fonte: Revista de Educação Especial, Ano II, nº 7, Maio de 2010
Fonte: Revista de Educação Especial, Ano II, nº 7, Maio de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário