sexta-feira, 7 de maio de 2010

Relaxação Global

A relaxação tem muita importância na correcção da disgrafia, especialmente em casos de hipertonia, grafoespasmos ou tremor, transtornos de esquema corporal e em situações de desequilíbrio afectivo que afecta o controlo postural. Pode-se praticar regularmente com todos os digráficos, obtendo-se um resultado sempre positivo. O diálogo tónico que se estabelece através da relaxação favorece a relação reeducador-criança, diminuindo a tensão muscular e tranquilizando a criança. A desaparição do estado de tensão vai permitir à criança com disgrafia não só ter uma melhor condição tónica ao escrever, como também alcançar um estado emocional com menores tensões.

Jogos Introdutórios para a Relaxação Global

- Jogo da Vela

As crianças distribuem-se pela sala, em posição vertical, num ambiente com pouca luz, ou se forem capazes, pede-se que fechem os olhos.
Inicialmente, o técnico profere as seguintes palavras: "Agora és uma vela de cera. As velas são duras e tu deves procurar ficar muito teso, apertando com força os braços contra o corpo e esticando-os em direcção ao tecto para que fiques como uma vela". Quando o aluno tenha alcançado o estado de tensão, durante um tempo curto, pede-se à criança para "derreter": " Agora vais-te derreter como as velas fazem, afrouxando pouco a pouco o corpo e caindo ao chão devagar, porque as velas quando ardem demoram algum tempo a derreter-se". No terceiro momento, a criança "derrete-se totalmente" e cai no chão descansando ou movendo-se de forma lenta "como se fosse a cera líquida de uma vela derretida".



- A barra de gelo

Similar à actividade anterior. A criança começa igualmente em posição vertical e após induzir a criança a adquirir uma posição rígida sugere-se que relaxe a sua musculatura e se vá "derrentendo" como uma barra de gelo exposta ao sol até ficar numa posição deitada no chão.


Estes jogos introdutórios têm como objectivo introduzir as técnicas de relaxação convencionais que se preocupem coma distensão muscular generalizada. Qualquer técnica de relaxação global com estas crianças deve evitar o mentalismo excessivo e usar imagens ou práticas que a criança possa facilmente vivenciar, pelo menos em etapas iniciais.


Nota: A Relaxação Global é uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".

Sem comentários:

Enviar um comentário