Três amostras de escrita disgráfica (Adelantado, 2004).
Para Pérez (2005), a disgrafia é um transtorno da escrita que afecta a forma ou o significado e é do tipo funcional. Ocorre em crianças com capacidade intelectual normal, com adequada estimulação ambiental e sem transtornos neurológicos, sensoriais, motores ou afectivos intensos.
No DSM IV, a disgrafia vem definida da seguinte maneira: “a disgrafia caracteriza-se por erros gramaticais de pontuação, organização pobre de parágrafos, múltiplos erros de ortografia e uma grafia deficitária”. Esta definição que o DSM IV apresenta inclui também a dimensão simbólica da escrita junto com as dimensões motora e gráfica.
A disgrafia refere-se a uma dificuldade na escrita, em que os problemas podem estar relacionados com a componente grafomotora (padrão motor da escrita) (ex.: forma das letras, espaço entre as palavras, pressão do traço); com a soletração; e com a produção de textos escritos (NCLD, 1997 cit. por Correia & Martins, 1997).
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