terça-feira, 6 de abril de 2010

Sequência Reeducativa da Disgrafia de Pick e Vayer

Mas, como começo a escrever? Complexa tarefa quando não nos ocorre nada, quando a folha está em branco, quando não contamos com nenhum apoio. Que sensação tem a criança? Ao que se enfrenta? (Riaño, 2004)


A intervenção para o tratamento da disgrafia deve ser global e ir de do simples para o complexo (Rivas & Fernández, 1994; Portellano, 1985 cit. por Adelantado, 2004). Picq y Vayer (1977 cit. por Adelantado, 2004), propõem uma sequência reeducativa subdividida en três momentos:

-educação psicomotora geral, que engloba aspectos como a relaxação (global e segmentar), a coordenação sensório-motora, o esquema corporal, a lateralidade e a organização espácio-temporal;
-educação psicomotora diferenciada, que incide sobre a independência do braço e da mão, assim como na coordenação e na precisão dos movimentos das mãos e dos dedos em relação ao grafismo
-exercícios grafomotores ou preparatórios com o objectivo de criar hábitos perceptivo-motores adequados, uma escrita fluída (rítmica) e um grafismo continuado.

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